Hoje você vai ter dicas de como construir pergolado de madeira passo a passo, para renovar o visual de sua casa e ainda ganhar um espaço assombreado na área externa do seu lar. Para quem não está familiarizado com o termo, pergolado é uma estrutura metálica ou feita de madeira que pode conter ou não outros elementos como cobertura, para minimizar a incidência dos raios solares, porém sem bloquear totalmente a luz do sol.
Dicas para Construir Pergolado de Madeira
Para construir um pergolado você irá precisar basicamente de:
- Madeira de sua preferência, podendo ser toras bem grossas ou ripas mais finas, dependendo da sua preferência;
- Parafusos;
- Buchas para parafusos;
- Ferramenta para fixar parafusos;
- Pregos;
- Martelo;
- Furadeira com broca específica para furar madeira;
- Pá;
- Cavadeira;
- Plantas, caso vá optar por cobertura viva;
- Pincel comum, primer para madeira, tinta para madeira com a cor de sua preferência e verniz, se quiser pintar o seu pergolado;
- Material básico de pedreiro.
Leia também sobre Porta lápis divertido passo a passo.
Passo a Passo para Construir Pergolado de Madeira
Comece decidindo e separando todos os materiais que você vai utilizar em seu pergolado. Se você quiser uma cobertura viva separe algumas trepadeiras para que elas se fixem em seu pergolado, porém você terá que ter um espaço com terra perto da estrutura do seu pergolado ou plantar as trepadeiras em vasos bem grandes e posicionar estes vasos na base da estrutura.
Algumas opções de trepadeiras são:
- Cipó-uva (Rhombifolia);
- Falsa-vinha (Parthenocissus tricuspidata);
- Hera (Hedera helix);
- Tumbérgia-azul (Thunbergia grandiflora);
- Alamanda (Allamanda cathartica);
- Amor-agarradinho (Antigonon leptopus).
Para a escolha das espécies você deve levar em conta o tempo de crescimento, o local e o clima da região onde será construído o pergolado, além da necessidade de manutenção e rega. As trepadeiras que crescem mais rápido são:
- Cipó-de-sino (Mansoa difficilis);
- Sapatinho-de-judia (Thunbergia mysorensis);
- Trepadeira-sanguínea (Manettia cordifolia).
Em seguida, para começar a construir o seu pergolado, cave o chão bem fundo, para fixar as peças que serão a estrutura de base do seu pergolado. Lembrando que quanto mais fundo você cavar mais resistente ficará o seu pergolado.
Logo após, posicione as peças nos buracos e soque muito bem a terra ao redor da peça, para que fique bem firme. Jogue um pouco de água no buraco, para que a terra fique sempre muito bem socada.
Agora, com a base da estrutura bem fixada no chão, comece a fixar as partes que irão compor a estrutura da cobertura. Nesta etapa, dependendo do tipo de madeira que você escolheu você deve usar parafusos e pregos maiores ou menores. Fixe cada parte muito bem, para que não ocorram acidentes com o passar do tempo, com partes do seu pergolado se soltando.
Leia também sobre Como fazer decoração com tachinhas.
Para finalizar o seu pergolado, pinte a estrutura se quiser e fixe a cobertura, se você desejar e que cobertura desejar. Lembrando que as coberturas vivas precisam de terra perto do pergolado ou de um vaso.
Assista a seguir a um vídeo com um pergolado feito com toras grossas de madeira e pintado com uma cor bem intensa, para ganhar destaque.
Créditos:http://construirmaispormenos.uol.com.br/escm/economia-obra/42/artigo311470-1.asp
Leia também sobre Como fazer uma moldura de papel para espelho.
Deixe um comentário