Saiba já como se proteger de raios e descargas elétricas.
Durante temporais e até mesmo chuvas simples, é comum ouvirmos histórias sobre acidentes em tempestades, alguns até mesmo fatais. De fato, os raios são muito perigosos e, segundo estudos e pesquisas de grandes instituições, esse fenômeno natural já causou a morte de pelo menos 1321 pessoas no Brasil, entre os anos 2000 e 2010. E, ainda, o nosso país é campeão mundial em descargas elétricas. Por isso, veja em nosso site algumas dicas de como se proteger de raios e descargas elétricas durante esses acontecimentos.
Como se proteger de raios e descargas elétricas?
- Procure abrigo em edificações protegidas por para-raios.
- Se por ventura você estiver em um acampamento, não fique dentro das barracas, procure abrigo em vales, desfiladeiros e depressões no solo, pois as hastes da barraca atraem os raios.
- Não fique perto de árvores isoladas, postes e mastros.
- Fique longe de cercas de arame e qualquer material metálico.
- Não fique dentro da piscina, de lagos, lagoas, praias, pois ficar dentro da água nessas situações é muito perigoso.
- Não fique sob elevações, tais como topos, morros.
- Os locais mais indicados para proteção são casas, edifícios, cavernas, galpões de estrutura metálica e carros não conversíveis.
- Não saia de carros e galpões imediatamente após a tempestade, pois é possível que o solo.
- Evite ficar próximo às janelas, utilizar o telefone, ligar aparelhos elétricos, tomar banho, nadar, andar a cabelo, segurar objetos metálicos etc.
- Se por acaso você não encontrar o abrigo ideal, procure ficar ajoelhado, com o corpo curvado para a frente, as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles. Isso porque essa postura imita o formato de uma esfera, evitando que o corpo funcione como uma ponta, a fim de que não atraia raios.
- Veja também: Tendências de roupas para o inverno 2013
Deixe um comentário