Ter uma rotina na educação infantil é organizar o tempo dos alunos na escola de uma forma extremamente proveitosa. No entanto, diferentemente do que se acredita, uma rotina não se limita a apenas manter os alunos ocupados, ela é a forma de garantir que todo o planejamento seja executado de forma eficiente.
Dessa maneira, resolvemos criar este post para apresentar a importância de se ter uma rotina na educação infantil.
Além disso, também deixaremos aqui uma boa série de dicas e modelos para garantir que o tempo dos alunos seja aproveitado da melhor maneira possível. Sendo assim, não deixe de acompanhar até o fim.
Qual a importância da rotina na educação infantil?
Como dissemos, criar um rotina na educação infantil vai muito além de definir atividades para manter as crianças ocupadas. Afinal, uma rotina bem elaborada tem a intenção de chamar a atenção e despertar o interesse das crianças para as atividades.
E claro, um rotina tem um papel crucial no desenvolvimento de aspectos como a organização, a disciplina e a assunção de responsabilidades.
Além do mais, cabe ressaltar que a escola não deve, de forma alguma, ser um ambiente estressante para as crianças e, nesse sentido, uma rotina bem elaborada evita correrias, pressões e sobrecargas. Isto é, ao elaborar a rotina, será necessário considerar inúmeros aspectos a fim de definir cronogramas mais eficientes.
Sugestão de rotina para semana
Agora que já conhecemos a importância de se estabelecer uma rotina na educação infantil, podemos falar sobre alguns modelos muito indicados e que podem ser úteis para que você estabeleça uma rotina eficiente para toda a sua semana.
Obviamente, os processos podem variar em função da instituição e dos perfis dos alunos da educação infantil, mas, de modo geral, uma boa rotina poderia adotar a seguinte forma:
- Para começar organize as atividades em grupos e horários bem definidos. Exemplo:
- Horário de chegada: Alguma atividade relaxante para descontrair, a chamada, conversas, etc.;
- Horário de Aula: Atividades de artes educativas, dinâmicas, etc.;
- Horário de Alimentação: Almoço, Lanches, etc.;
- Horário de Higiene: Escovação, etc.;
- Horário de Descanso: Conversas, soneca, etc.:
- Horário de Brincadeiras: Opções de lazer, brinquedos, exercícios, filmes, atividades lúdicas, etc.;
- Horário de Saída: Atividade dinâmicas para a despedida, pequenas tarefas, etc.
- Depois disso, bastará criar uma tabela com os dias de aula e ir definindo em qual momento algum desses grupos irá ser executado. Exemplo:
- Segunda-Feira: Horário de chegada, aula, alimentação, higiene, descanso, brincadeiras, saída;
- Terça-feira: Horário de chegada, brincadeiras, alimentação, higiene, descanso, aula, saída;
- Quarta-feira: Horário de chegada, aula, alimentação, higiene, descanso, aula, saída;
- Quinta-feira: Horário de chegada, brincadeiras, alimentação, higiene descanso, aula, saída;
- Sexta-feira: Horário de chegada, aula, alimentação, higiene, descanso, brincadeiras, saída.
Dicas de como organizar a rotina na educação infantil
Como pôde notar, organizar uma rotina na educação infantil demanda um boa estrutura e certa dose de criatividade. Dessa forma, é bom entender que, apesar da divisão em grupos que foi sugerida, é possível criar outros grupos de atividades e fazer tudo de um forma bem adequada ao contexto dos seus alunos e da sua escola.
Nesse sentido, se a escola tiver uma boa área de lazer, separar um momento diário para exercícios é uma excelente dica. O mesmo acontece com filmes e outros recursos audiovisuais.
Enfim, a organização depende de vários fatores, mas o ideal é sempre manter a consistência, de modo que as crianças saibam que, em uma segunda-feira, por exemplo, a parte da manhã é destinada a aprender ou que, sempre após os horário de alimentação, é a vez do horário de higiene.
Ideias de cartazes de rotina para imprimir
Para encerrar, é sempre bom lembrar que na internet existem inúmeros exemplos de rotinas prontas para a impressão.
Assim, qualquer pesquisa simples por uma rotina na educação infantil irá lhe apresentar diversos resultados. Mesmo assim, separamos alguns exemplos interessantes para lhe ajudar.
Portanto, uma rotina na educação infantil exige planejamento, para garantir que os resultados alcançados sejam realmente valiosos.
Esperamos que as dicas apresentadas aqui lhe ajudem a direcionar as suas ideias de uma forma mais bem fundamentada.
Deixe um comentário