As buscas por tutoriais que ensinam a fazer amigurumi passo a passo têm se tornado cada vez mais populares nos últimos tempos. E os motivos para isso são óbvios: os amigurumis são tão bonitinhos e tão simpáticos que fica impossível resistir a eles.
Por esse motivo, aprender a fazer amigurumi se tornou altamente atrativo, para quem deseja criar seus próprios bichinhos ou transformar a venda dos amigurumi em um grande negócio.
Sendo assim, de um jeito ou de outro, não deixe de conferir as dicas e informações que foram separadas para você que deseja aprender a técnica.
Materiais necessários para fazer um Amigurumi
Qualquer receita de amigurumi deve começar apresentando a lista de materiais que serão necessários para a produção. Afinal, além da criatividade, essa arte exige algumas ferramentas bem específicas.
Para começar, temos a agulha de crochê. Os tamanhos mais usados são 2mm e 4mm, mas é possível fazer diversas variações em função de cada projeto.
Seguindo essa ideia de variar de acordo com o projeto, as linhas e a lã utilizada também deverão ser escolhidas com base na espessura.
Além disso, também será necessário separar materiais adicionais, como tesouras, agulhas de tapeçaria, fita métrica, material de enchimento, feltro, olhos artificiais e outros itens que dependerão da complexidade do seu projeto.
Assista o vídeo abaixo e aprenda a escolher os materiais:
Como escolher agulhas e linhas?
Como pôde notar, o destaque entre os materiais necessários para fazer amigurumi passo a passo vai para as agulhas e as linhas.
O cuidado na escolha das agulhas é essencial para garantir que o projeto fique bem uniforme e com os pontos bem ordenados. O mesmo vale para a lã e as linhas que, além da espessura, devem ter o tipo de material considerado.
Diante das muitas variações, é necessário considerar o que você deseja realizar no seu projeto. Ter várias agulhas e vários tipos de linhas e lãs à mão pode ser uma boa ideia para lhe possibilitar maior versatilidade.
De todo modo, o bom senso deve nortear as suas escolhas. Por exemplo, uma lã ou linha mais fina, gera resultados mais delicados, no contrário, as lãs e linhas de espessura maior geram produtos mais pesados.
Enfim a escolha desses materiais deve ser muito bem pensada. Todavia, é sempre bom lembrar que as receitas que ensinam a fazer amigurumi passo a passo costumam apresentar os tamanhos e espessuras de agulhas, linhas e lãs para cada tipo de projeto.
Linhas de Crochê para Amigurumi
Qual o melhor enchimento?
Os amigurumis são caracterizados por seu volume, especialmente nas cabeças. Para alcançar esses resultados, você deverá selecionar um tipo de enchimento para o seu projeto.
Apesar de as possibilidades para o enchimento serem muitas (restos de linhas, pedaços de lã, enchimento acrílico, etc.), o enchimento mais indicado é a fibra acrílica.
Essa indicação é feita, pois o material é antialérgico, macio e maleável, ajudando a modelar o amigurumi sem problemas.
Dicas para fazer amigurumi
Se você está tentando aprender a técnica do Amigurumi, saiba que existem algumas dicas que podem ser muito úteis. Em primeiro lugar, tente encontrar receitas fáceis. Esses guias lhe ajudarão a entender os fundamentos básicos e os pontos mais utilizados.
E mais, aprendendo a ler essas receitas, o seu aprendizado será muito melhor.
Para não perder o ponto utilize sempre uma linha de cor diferente para se orientar durante o trabalho, ou seja, para uma peça cinza, use um pedaço de linha amarela entre os buraquinhos dos pontos para marcar o começo da carreira.
Outro ponto importante a ressaltar é a necessidade de praticar muito. Comece com uma bolinha simples, depois um cilindro e vá evoluindo aos poucos.
Criar figuras geométricas pode ser o treinamento perfeito, já que os amigurumis têm essas figuras em sua base. E sempre procure usar a sua criatividade.
Amigurumi passo a passo
Agora que você já descobriu quais são os materiais utilizados e recebeu dicas de como fazer, confira o passo a passo de um coração amigurumi para iniciantes.
Ideias criativas de crochê amigurumi
Para você ficar ainda mais empolgada com a ideia de fazer os seus bichinhos, selecionamos diversos modelos para lhe inspirar. Veja que fofos!
Portanto, fazer amigurumi passo a passo exige apenas que você tenha os materiais necessários e muita vontade de aprender. Após praticar bastante, suas criações começarão a alcançar um nível excelente e você poderá se divertir com os bichinhos ou vendê-los, transformando a sua arte em um belo negócio.
I love amigurumi