Apesar de muitas religiões comemorarem a Páscoa, a data possui um significado diferente – e especial – para cada uma delas. Este ano ela será comemorada em 20 de abril.
Veja a seguir um pouco mais sobre o significado da Páscoa para algumas das religiões:
A comemoração da Páscoa para as diferentes religiões
Católicos apostólicos romanos
Os católicos têm a Páscoa como um momento de renovação da fé e do compromisso com Deus. Nas igrejas e reuniões católicas, durante o dia os fiéis costumam fazer leituras bíblicas que falam da ressurreição de cristo. A principal celebração acontece no sábado, com o ritual chamado Fogo Novo. Nele, uma fogueira representa a luz de Jesus Cristo e uma grande vela é acesa, trazendo as letras gregas alfa e ômega, representando que Deus é o início e final de tudo.
Católicos ortodoxos
Os católicos ortodoxos também celebram a data com uma missa, mas de maneira diferente. Todas as luzes do local são apagadas e cada presente acende uma vela, que representa o sepulcro vazio devido à ressurreição de Cristo. O padre vai até a entrada da igreja e bate na porta, anunciando a chegada de Jesus. Ovos cozidos e decorados são oferecidos aos fiéis.
Evangélicos
Na Páscoa, os evangélicos lembram a Última Ceia comendo ervas amargas. No dia, acompanham o nascer do sol. Em seguida, realizam cultos homenageando a ressurreição de Cristo.
Espíritas
Os espiritas não possuem uma celebração específica para a data, mas relembram os ensinamentos de Jesus Cristo para o aprimoramento espiritual e moral.
Judeus
Os judeus não celebram exatamente a ressurreição de Cristo, mas a libertação de seu povo da escravidão sofrida no Egito, narrada pelo Antigo Testamento. A Páscoa cristã tem origem na festa hebraica Pessach, que significa passagem.
Deixe um comentário