A páscoa, comemorada em 20 de abril este ano, está chegando. Assim como no Brasil, diversas pessoas nos mais variados países também vão celebrar a data. Apesar de significados diferentes, como a maioria se refere à renovação da vida, a comida tornou-se importante. Ficou curioso para saber o que vai à mesa em outros lugares do mundo? Então confira a seguir:
O que cada país come durante a Páscoa?
Brasil e Portugal: nestes países, que conservam algumas tradições comuns, o peixe é o alimento comum na semana que antecede a data, em sinal de sacrífico. No almoço de páscoa, algumas pessoas optam pela carne de porco, mas a maioria segue comendo peixe – e dentre o mais pedido está o bacalhau.
Alemanha:
Além dos ovos de chocolate, os alemães cozinham ovos de galinha e pintam suas cascas, simbolizando a renovação. Já no domingo de páscoa, a comida mais pedida é a osterzopf, uma rosca servida com ovos cozidos, e a massa osterlamm.
Colômbia:
No país o jejum também é respeitado, e os peixes ganham vez. Mas, ao invés de bacalhau, o pintado é mais popular, geralmente cozido com tomate, cebola e leite. Os colombianos acreditam que a data deve ter sua principal celebração na igreja, participando das festividades.
Itália:
No país também não se come carne vermelha na quaresma. Na sexta-feira santa, o bacalhau é o prato principal, juntamente com uma torta feita com alcachofras, espinafre ou escarola, além de arroz e ovos. No almoço de páscoa, o cordeiro é o prato principal. Ovos de chocolate e colomba pascal são as sobremesas mais pedidas.
Líbano:
Os libaneses não abrem mão do maamoul, um bolinho com massa de semolina, água de rosas e flor de laranjeira com recheio de nozes, pistache ou tâmara. No domingo de páscoa, não pode faltar ainda um carneiro.
Deixe um comentário