Existem algumas técnicas e dicas de como dormir rápido e bem quando se está com insônia ou problemas de ansiedade.
Alguns dados sugerem que a dificuldade para dormir atinge muitas pessoas de diferentes faixas etárias. Sendo ocasionada, por exemplo, por fatores genéticos e por maus hábitos.
Além disso, ansiedade, stress, depressão, uso de medicamentos para depressão e carga excessiva de trabalho podem afetar a qualidade do sono, que em geral, deve durar de 7 a 8 horas.
Para saber mais sobre as técnicas que podem lhe ajudar a dormir melhor, confira as dicas a seguir.
Dicas de como dormir rápido e com qualidade
Dados apontam que aproximadamente 30% dos adultos possuem alguma dificuldade para dormir bem.
Então, se você faz parte dessa estatística, acompanhe as dicas dos especialistas:
- Durma em um quarto escuro ou que tenha a menor iluminação possível.
- Procure deixar o quarto mais frio que o de costume, utilize ventiladores, ar condicionado ou deixe as janelas abertas para maior entrada de ar. No caso específico do ar-condicionado prefira temperatura entre 15ºC e 21ºC.
- Evite o uso de equipamentos eletrônicos em seu quarto para não lhe tirar a atenção.
- Se possível, evite uma rotina de exercícios físicos próxima da hora habitual de sono, pois acabam dificultando o relaxamento muscular. É aconselhável a prática de exercícios pelo menos até 4 horas antes de dormir.
- Procure ficar confortável, a posição apropriada do travesseiro pode ser um aliado e tanto para se conseguir uma boa noite de sono.
Técnicas para dormir rápido
As técnicas para dormir são voltadas para quem está sofrendo de ansiedade, stress, enfim, a sua prática auxilia a dormir mais rápido.
A técnica mais simples é ouvir músicas relaxantes, sendo indicado tanto para sons da natureza como da chuva e cachoeiras.
Outra técnica bastante usada é o controle da respiração, nesse caso, inspire pelo nariz por 4 segundos, segure a respiração por 7 segundos e finalize soltando o ar pela boca durante 8 segundos.
Esse método também é conhecido como 4-7-8.
Como curar insônia e ansiedade?
A insônia é a dificuldade que algumas pessoas têm em começar ou manter o sono, ou ainda a percepção de um sono não reparador que causa prejuízos nas atividades sociais e profissionais.
É caracterizada pela demora que alguém inicia o sono acaba por ocasionar nas pessoas cansaço, sonolentos, mal-humorados dentre outras características.
A ansiedade é definida como um estado mental, onde o paciente se afunda em incertezas e apreensão e se sente constantemente culpado ou incapaz de realizar suas próprias atividades.
Pode trazer alguns transtornos para o corpo, por exemplo, provocar alterações no sono por meio da liberação de hormônios como a adrenalina e o cortisol que deixam nosso organismo em estado de alerta.
Nem toda pessoa que apresenta insônia precisa se submeter a um exame de polissonografia. Contudo, a insônia pode ser um sintoma de uma doença mais grave. Ou seja, a consulta médica não deve ser descartada para avaliações.
Detectada a causa da insônia há várias formas de tratá-la, sejam através de medicamentos, terapias cognitivo-comportamentais sempre com acompanhamento médico.
Por sua vez, a insônia pode ser tratada através de psicoterapia e de terapias cognitivo-comportamentais, medicamentos em casos mais elevados, lembrando que todas essas formas devem ser sempre realizadas sob supervisão de um psicólogo.
Se uma pessoa pratica técnicas de como dormir mais rápido e não apresenta efeito positivo na melhora do sono, a mesma deve procurar ajuda médica para avaliar a gravidade desses sintomas.
Deixe um comentário