Ter filhos é um dos maiores sonhos do ser humano.
Porém, em dias como os de hoje, cada vez mais torna-se mais complexo educar um filho.
Às vezes os pais tomam medidas agressivas e acabam se arrependendo, outras vezes fazem “vista grossa” para as coisas erradas do filho e o seu comportamento acaba piorando e, na maioria das vezes, os pais não sabem como lidar com a educação de suas crianças.
O que você poderia talvez nem imaginar é que consultar a bíblia pode ser uma ótima ajuda no que diz respeito às dúvidas sobre como agir e como educar os seus filhos.
Pensando nisso, nosso site selecionou algumas passagens da bíblia, de onde você pode tirar muitos exemplos de educação familiar.
Educação segundo a bíblia
- “Tu, pois, que ensinas outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas: ‘Não furtes’, furtas? Tu, que dizes: ‘Não cometas adultério’, cometes adultério?” — Romanos 2:21, 22.
Através dessa passagem da bíblia somos remetidos à mensagem de exemplo.
Ou seja, um dos principais fatores a serem avaliados pelos pais na educação dos filhos é “Será que estou dando exemplo para o meu filho?”.
Os filhos acabam sendo o espelho de seus pais. Se o seu pai é fumante, por exemplo, há grandes chances de seu filho ser fumante também.
Como cobrar comportamento ético do seu filho, por exemplo, se você mesmo não age desta forma?
- “Vós, pais, não estejais irritando os vossos filhos, mas prossegui em criá-los na disciplina e na regulação mental de Jeová.” — Efésios 6:4.
Ao aplicar disciplina em seu filho, nunca esqueça de dar amor para ele, mesmo que ele tenha aprontado algo terrível.
A disciplina dada de maneira humilhante revoltam os filhos. Já a disciplina prestada com amor é compreendida com amor.
Isso não quer dizer que os filhos não devem sentir as consequências dos seus erros, como por exemplo, através do castigo.
Até mesmo o castigo deve ser dado de maneira amorosa, porém, no momento em que será aplicado deve-se ficar bem claro à criança o motivo de estar passando por essa situação.
Veja também: Melhores dicas para quem mora sozinho
- “Tens de [inculcar os mandamentos de Deus] a teu filho, e tens de falar [deles] sentado na tua casa e andando pela estrada, e ao deitar-te e ao levantar-te.” — Deuteronômio 6:7.
Acima você confere uma mensagem bastante importante que diz respeito à comunicação.
Muitos pais não têm diálogo com seus filhos. Muitas vezes não sabem o que estão aprendendo na escola, com que amigos estão andando, que tipo de músicas estão ouvindo etc.
É muito importante que pais e filhos mantenham comunicação aberta sempre.
Mesmo porque, se não há comunicação, quando o filho estiver passando por alguma dificuldade, a quem irá recorrer, se sequer saberá que tipo de reação terão seus pais?
- “Quem anda com pessoas sábias tornar-se-á sábio, mas irá mal com aquele que tem tratos com os estúpidos.” — Provérbios 13:20.
É muito importante orientar os filhos a fazerem boas amizades, a filtrarem as más companhias, a serem educados, terem sua própria opinião etc.
Às vezes os pais nem sabem que tipo de amizade o filho está fazendo e, por exemplo, pode estar se envolvendo com um amigo marginal.
Deixe um comentário