O Horário de Verão 2013/2014 já tem data marcada, para a alegria de muitos brasileiros que adoram aproveitar esse período. Já as autoridades, apostam nesse horário diferente também para reduzir o consumo de energia elétrica, aproveitando todos os benefícios que o verão oferece.
Além de economizar, o Horário de Verão proporciona dias mais longos para aproveitar cada segundo deste verão maravilhoso.
Quando inicia e quando termina o Horário de Verão?
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) já anunciou o início do Horário de Verão 2013/2014, que deverá iniciar no dia 20 de outubro de 2013, devendo terminar no dia 16 de fevereiro de 2014.
Sendo assim, os moradores dos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar seus relógios em uma hora e, ao término, deverão atrasar o relógio em uma hora.
Os estados das regiões Norte e Nordeste não aderem ao sistema do Horário de Verão.
Em 2012, a Bahia aderiu a este horário, porém, neste ano resolveu não aderir.
Leia também: 11 alimentos que melhoram o humor
Para que serve o Horário de Verão?
Aproveitando que no verão os dias são mais longos, em função da posição da Terra em relação à posição do Sol, o Horário de Verão foi criado para reduzir o consumo de energia elétrica.
Nesses dias, as luzes são atendidas mais tardes, tornando o objetivo do Horário de Verão super eficiente.
Com exceção do estado da Bahia, nenhum outro estado pediu para aderir a este programa de Horário de Verão em 2013-2014.
Segundo especialistas, a aquisição deste programa por parte de outros estados seria uma decisão muito importante, partindo da ideia de que o consumo de energia costuma cair cerca de 4,5% no horário de pico, nos lugares onde este horário é trabalhado no verão.
Deixe um comentário