Confira aqui a biografia resumida e as principais obras de Oscar Niemeyer.
O ícone da arquitetura brasileira, Oscar Niemeyer, morreu, nesta quarta-feira (5), aos 104 anos, no Rio de Janeiro, vítima de infecção respiratória. O consagrado arquiteto, um dos mais conhecidos do mundo, deixou um legado de grande importância. Confira em nosso blog a biografia resumida de Niemeyer e conheça suas principais obras.
Oscar Niemeyer – Biografia Resumida
Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho nasceu no Rio de Janeiro em 15 de dezembro de 1907, filho de Oscar de Niemeyer Soares e Delfina Ribeiro de Almeida, no bairro das Laranjeiras.
Formou-se em Arquitetura e Engenharia pela Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, em 1934.
Aos 21 anos, casou-se com Annita Baldo, de quem ficou viúvo em 2004. Oscar Niemeyer teve uma filha, Anna Maria Niemeyer, com a sua primeira esposa.
Em 2006, o arquiteto casou-se novamente, com a sua secretária, Vera Lúcia Cabreira.
Nos últimos anos, Oscar Niemeyer foi submetido a várias internações, por causas diferentes.
Na noite da última quarta-feira (5), morreu, vítima de infecção respiratória, no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.Famosos
Veja ainda: Faculdade de Pedagogia gratuita
Principais obras
- Em 1936, Niemeyer integrou a comissão formada para definir planos da sede do Ministério da Educação e Saúde, no Rio de Janeiro, sob supervisão de Le Corbusier.
- Entre os anos de 1940 e 1944, Niemeyer projetou o conjunto arquitetônico da Pampulha, que se configura como um marco de sua obra.
- Em 1947, foi convidado pela Organização das Nações Unidas (ONU)para participar da comissão de arquitetos encarregada de definir os planos de sua futura sede em Nova York.
- Em 1955, fundou a Revista Módulo, no Rio de Janeiro.
- Em 1956, iniciou sua colaboração na construção da nova capital, cujo plano urbanístico é confiado a Lucio Costa.
- Em 1958 foi nomeado arquiteto-chefe da nova capital e é transferido para Brasília, onde permanece até 1960.
- Em 1972, abre um escritório em Paris.
Além das obras que realizou no Brasil, foi autor de grandes projetos no exterior, como a sede do Partido Comunista Francês, em Paris, no ano de 1967; a Universidade de Constantine, na Argélia, em 1968; a sede da Editora Mondadori, em Milão, em 1968.
Fala pouca coisa estar muito resumido.Poderia falar mais.
concordo mas eu presisava de uma biografia resumioda assim