Muitas escolas já estão com os dias contados para o final do ano letivo, já que, as aulas geralmente encerram no máximo na primeira quinzena de dezembro.
É época de comemorar o ano que passou entre alunos, professores, funcionários e toda a comunidade que envolve a escola.
Chegando nesta época, uma das tarefas mais bacanas de se fazer é decorar o ambiente escolar com enfeites de Natal. E o mais legal disso tudo, é contar com a ajuda dos alunos para isso, assim torna-se mais que uma atividade, mas uma tarefa afetiva.
Como professores estão sempre muito atarefados, ainda mais nesta época em que devem ser realizadas muitas provas e trabalhos, preparamos para você algumas sugestões de enfeites natalinos para sala de aula.
Ideias de de enfeites natalinos para fazer na sala de aula
Nossa primeira sugestão é o Pinheiro de Natal. A primeira imagem que nos vem à cabeça quando falamos em decorar qualquer lugar para o Natal é a árvore.
Além do mais, existe uma história muito bonita sobre o Pinheiro do Natal, cuja você pode aproveitar a oportunidade e, na ocasião em que começar a montá-la, conte-a para seus alunos. Veja a história no final desta matéria.
Monte a árvore e peça para seus alunos se encarregarem de enfeitá-la com os enfeites que eles quiserem. Vale eles mesmo criarem, vale também trazer de casa.
Se sua turma abrange alunos pequenos, providencie diversos desenhos natalinos e deixe que eles pintem, decorem com lanteloulas, gliters, enfim, como quiser.
Quando prontos, cole-os pelas paredes da sala. Se preferir, faça móbiles com esse material, o que também fica bastante bonito.
Outra idéia bem legal é você providenciar o desenho de uma bota de Papai Noel.
Também solicite que seus alunos a enfeitem da maneira que quiser.
Quando prontas, coloque o nome de cada aluno nessas botas e pendure em algum lugar especial da sala de aula.
Faça uma caixa de correio de Natal bem bonita.
Que tal decorar a porta da sala de aula?
Peça para os alunos ajudarem você a decorá-la. Conte para eles que é para colocar as cartinhas para o Papai Noel e que é preciso que essa caixa seja bem bonita para deixar o bom velhinho bem contente.
Depois, peça que os alunos escrevam as cartas. Em seguida, se quiser, você pode entregar essas cartas aos pais ou responsáveis pelas crianças.
História do Pinheirinho de Natal
Quando o Menino Jesus nasceu, todas as pessoas ficaram alegres. Crianças, homens e mulheres, pobres e ricos vinham vê-lo trazendo presentes. Os animais e plantas também estavam felizes com o nascimento de Jesus.
Perto do estábulo onde dormia o Menino Jesus, em um berço de palha, havia três árvores – uma palmeira, uma oliveira e um pinheiro, que viam aquela gente que ia e vinha passando embaixo de seus galhos.
Os reis traziam coisas preciosas. Os pastores traziam frutas e lã de seus carneiros. Um pequeno pastorzinho trouxe um carneirinho bem branco. As três árvores quiseram também dar alguma coisa ao Menino Jesus.
“Eu vou dar minha palma maior, a mais bela, para que a mãe abane docemente o bebê”, disse a palmeira. “Eu vou apertar minhas olivas e elas servirão para amaciar suas mãozinhas e seus pezinhos”, disse a Oliveira.
“E eu? Que posso dar?”, perguntou o pinheiro.
“Você” – responderam as outras – “Você não tem nada para dar. Suas agulhas pontudas poderiam picar o Menino Jesus”. O pobre pinheirinho sentiu-se muito infeliz e respondeu tristemente: “É mesmo, vocês têm razão, não tenho nada para oferecer”.
Um anjo, que estava ali perto, escutou a conversa e teve pena do pinheiro tão humilde, tão triste que nada podia fazer. Ele disse ao pinheiro: ”Não fique triste enquanto todo mundo está alegre. Vamos ajudar você!”.
Lá no céu as estrelinhas começaram a brilhar. O lindo anjinho olhou para o alto e chamou-as. No mesmo instante elas desceram e foram colocar-se sobre os ramos do modesto pinheirinho que ficou todo iluminado.
Lá no bercinho, dentro do estábulo, os olhos do Menino Jesus brilhavam de alegria ao ver aquela árvore tão linda. É por isso que as pessoas, até hoje, enfeitam suas casas com luzes, estrelas e o pinheiro na véspera de Natal.
(Domínio Público)
Deixe um comentário